16 de setembro de 2009

Windows 7 - Será que vai dar certo??

Windows 7 é o nome do novo sistema operacional da Microsoft com previsão de lançamento oficial em outubro de 2009. Este momento é um dos mais aguardados dos últimos anos e pode definir o futuro da poderosa Microsoft, entenda o porque:

1- A Microsoft mudou o mundo ao criar um sistema operacional baseado em janelas, mouse e amigável ao usuário. Depois do Windows todas as interfaces gráficas de equipamentos eletrônicos seguiram a interface padrão da Microsoft e o mundo não viveu mais sem o Windows.

2- Os avanços foram enormes principalmente na transição do Windows 98/2000 para o Windows XP, um sistema mais confiável, sem janelas de erro a todo momento e com vários novos recursos de multimídia.

3- Nem tudo é festa e a Microsoft lançou o Windows Vista, um grande fracasso. Criticado em sites especializados e odiado pela maioria dos usuários. O Vista trouxe melhorias em segurança, atualizações e no campo visual/design, porém, é extremamente lento mesmo em máquinas mais parrudas e acrescentou pouca inovação para muita exigência de hardware.

4- Paralelamente o ipod e iphone dominaram o mundo e aumentou o interesse pelo sistema operacional da Apple o Mac, o Linux cresceu e está cada vez melhor, o Ubuntu tornou o Linux mais amigável e fácil de utilizar.

5- O Google dominou vários setores de interesse da Microsoft e ainda oferece estes serviços de graça! Google docs, books, Gmail, o navegador Chrome, Picasa, Youtube, Google Maps, Blogger e muito mais.

6- O mundo não é mais somente do PC de mesa e sim dos notebooks e agora de mini-notebooks chamados de netbooks. Os netbooks não mais leves, menores, possuem menos memória ram, menos espaço em HD mas são extremamente portáteis e executam muito bem as trefas diárias de navegação na internet, criação de documentos do Office entre outras atividades.

7- Estes netbooks precisam de um sistema operacional mais enxuto, leve e rápido. O Windows Vista não é sinônimo destas características. O Ubuntu possui uma versão específica para os netbooks. O Google se prepara para lançar o Chrome OS, um novo sistema operacional direcionado para os netbooks que utilizará toda a plataforma de serviços online do Google deixando o sistema mais leve.

8- Enfim o Windows 7 promete ser mais rápido que o Windows Vista e rodar melhor em máquinas mais modestas, mas os desafios são muito maiores e agora existe a boa e velha concorrência!