2 de fevereiro de 2009

Review - Tvix 6500 - Alta Definição na sua Sala



O Byte Fácil traz para você um review deste aparelho fantástico e que vai trazer muita diversão e qualidade de imagem e som para a sua sala. Falaremos do Tvix 6500, um media player com a função de tocar vários arquivos de mídia digital, inclusive arquivos em alta definição.

O aparelho é pequeno (183 x 139 x 75 mm), pesa 1,3 Kg sem o HD interno, possui display frontal de LCD para indicação dos arquivos em execução, executa os principais arquivos de áudio, vídeo e imagem disponíveis atualmente.

O aparelho é vendido sem HD interno e pode ser utilizado desta forma já que possui 02 portas USB 2.0 para conexão com pendrive e Hd externo. O legal mesmo é comprar o Tvix e instalar dentro dele um Hd interno de 500Gb ou 1Tb para armazenar seus arquivos, o aparelho aceita Hds de 3,5 e com padrão SATA. Além das 02 portas USB citadas o aparelho possui 01 porta USB Host para ligar o Tvix direto no seu computador sendo reconhecido como um HD externo e podendo manipular arquivos e pastas do Hd do Tvix assim como fazemos ao conectar um Pen drive no PC.

O aparelho possui ainda uma porta Ethernet e pode ser conectado ao seu PC em rede facilitando a transferência de arquivos entre o PC e o Tvix. Ainda existe a opção de conectar o Tvix ao PC via rede sem fio, basta utilizar um adaptador wireless compatível ligado à porta USB do Tvix. Modelos compatíveis atualmente para ligação sem fio:
  • D-Link DWL-G122 (HW ver. C1)
  • Linksys WUSB54GC
  • Belkin F5D7050 with Ralink chip

  • Quanto as conexões o Tvix não deixa a desejar possui conexão HDMI 1.3 para conexão com a sua HDTV além de saídas de vídeo componente e S-vídeo. Para o áudio temos a saída analógica-estéreo e saídas digitais coaxial e óptica para a conexão com o seu receiver. Possui ainda uma entrada para um adaptador de TV digital que transforma o Tvix em um receptor da TV digital além de gravar a programação (Função ainda não disponível no Brasil, o adaptador disponível não é compatível com o padrão da TV digital brasileira).

    Suporta HD externo e Pen Drive formatados em Fat32 e também em NTFS. Realiza leitura de legendas externas de arquivos Divx, Xvid e MKV, podendo estar nos formatos: smi,sub,srt,lrc,txt. Possibilidade de mudança do tamanho, cor e posição das legendas.

    Além do suporte ao áudio Mp3 também aceita áudio sem perda de qualidade como wav e FLAC.

    Possui ainda possibilidade de personalização de menus, ícones, visualização de arquivos no formato de ícones com exibição das capas de filmes e cds, quando configurados previamente pelo usuário. Enfim o aparelho é simplesmente maravilhoso! Para quem está pensando em montar um PC para Home Theater (HTPC) recomendo antes ler um pouco sobre o Tvix, é muito elegante para uma sala e muito eficiente. Nos próximos posts comentarei sobre dicas de configuração deste maravilhoso equipamento.

    Revendedor autorizado no Brasil: Mundo Play
    Preço Médio: R$ 1280 a R$ 1450.
    Fórum de discussão sobre o Tvix no HT Fórum: Clube Dvico Tvix

    Imagens do Tvix 6500:

    1- A máquina na caixa:



    2- Visão Frontal do Tvix com controle remoto:


    3- Visão das conexões de áudio e vídeo no painel traseiro:



    4- Tela de configuração do aparelho:



    5- Tvix configurado para visualização em em ícones com a capa dos filmes:




    Filmes em Alta Definicão sem um Bluray player - Tvix é a solução


    Atualmente você tem um DVD que toca também Divx, então pode colocar um DVD comprado ou alugado e ainda baixar na net filmes em Divx ou Xvid e assistir na Tv da sua sala. O problema começa quando você compra aquela TV de LCD ou Plasma 42'' polegadas ou mais e liga seus aparelhos nela, que decepção. A qualidade de imagem da Tv aberta convencional e do DVD ficam bem piores quando aumentamos o tamanho da tela. As soluções para aproveitar sua nova Tv e ter um conteúdo em alta definição são:



    1-Comprar um decoder ou set-box para ter a Tv digital, porém a disponibilidade ainda não é universal, na Tv fechada os preços ainda são altos e nem todos os programas são produzidos em alta definição.

    2-Comprar um tocador de Bluray, a mídia substituta do DVD com resolução de até 1080p e ter uma imagem realmente maravilhosa em sua TV, porém a disponibilidade de discos e locação ainda é pequena e concentrada em grandes centros.

    3-Comprar um HD Media Player compatível com formatos de alta definição ripados. É um aparelho geralmente com um HD interno que toca midia digital, mp3, Divx, Xvid e o formato em alta definição mais comum hoje na net o Mkv. Quando ripamos um DVD com o encoder Divx reduzimos um filme de 4 a 8 Gb para 700Mb, e quando ripamos um Bluray com o encoder x264 e salvamos no container Mkv reduzimos um filme de 25 a 50Gb para 4 a 8Gb! A grande vantagem, até que as mídias blurays estejam mais disponíveis aqui, é que já temos vários títulos disponíveis na net via torrent para baixar.

    Um dos HD media player mais usados no Brasil e muito eficiente é o Tvix da empresa Dvico. Ele roda os arquivos convencionais de áudio e vídeo e também o mkv com conteúdos em 720p e 1080p, com imagens maravilhosas fazendo você realmente aproveitar sua TV nova.

    No próximo post um review detalhado sobre este aparelho inovador e fantástico.
    Um abraço