19 de janeiro de 2009

Criando Formulários no Google Docs


Já escrevi aqui sobre o Google Docs, o escritório online do Google! Esta semana fiquei surpreso ao utilizar um dos serviços incluso neste pacote, a criação de formulários. Imagine que você quer fazer uma pesquisa, cadastrar dados de clientes, questionário de avaliação de um produto ou serviço, um formulário atende a estas e várias outras necessidades. Após fazer seu cadastro no Google Docs, vá em criar novo e escolha formulário. Você tem opção de acrescentar campos de perguntas, definir o tipo de campo: texto, parágrafo, múltipla escolha, sim/não e ainda inserir dicas para o preenchimento destes campos. Após editar cada campo clique em concluído e este será inserido no formulário. Após terminar vá em enviar por email e escolha os contatos do Gmail ou digite novos contatos, clique em enviar. O mais interessante é que conforme as pessoas vão preenchendo os formulários as respostas são enviadas e armazenadas em uma planilha tipo excel no seu Google Docs, ao final do processo você terá um banco de dados no formato de planilha com todas as respostas ao seu formulário, classificadas por nome e por data de envio da resposta. Simplesmente genial!