24 de outubro de 2009

Windows é ruim, mas domina o mercado!

Segundo a empresa de consultoria o Windows mantém domínio absoluto sobre os seus concorrentes, veja abaixo:

Windows domina 92,77% do mercado mundial de sistemas operacionais, seguido por Mac OS X (5,12%) e Linux (0,95%)

É intrigante pensar que um sistema que teve tantos problemas como o Windows 98, passou pelo ótimo Windows XP e depois pelo fracasso do Windows Vista, e agora pelo promissor Windows 7 se mantenha tão absoluto apesar de tanta oscilação na qualidade do produto. A resposta é simples: o Windows pode ser ruim e ter problemas mas todos sabem utilizá-lo, todo técnico em informática sabe resolver os principais problemas do sistema, todos os fabricantes de hardware produzem produtos para serem primariamente compatíveis com o Windows, os celulares, videogames e outros eletrônicos seguem a mesma lógica de navegação do Windows e por aí vai.

É a mesma lógica ao comprarmos um carro, procuramos uma marca sólida, com assistência técnica ampla e que possamos encontrar peças em qualquer esquina. O império construido por Bill Gates é sólido e se mantém hoje com base no número de pessoas que já utilizam o seu sistema, neste contexto acredito que a pirataria do Windows, apesar de retirar milhões dos cofres da Microsoft, é uma das responsáveis pela hegemonia do sistema, todos podem ter o Windows instalado, aprender a utilizá-lo sendo original ou não (não discuto aqui o mérito da legalidade) e com isso torna-se desinteressante procurar outro sistema mesmo que gratuito para aprender uma nova forma de se comunicar com o sistema operacional.

Acredito muito na concorrência, acho que qualquer sistema operacional e programas, deveriam produzir arquivos compatíveis entre si, e serem o mais compatível possíve4l em hardware, mantendo assim o direito de escolha do usuário.

Estou entre os 0,95% que usam Linux(no meu caso o Ubuntu), e estou muito satisfeito, mas admito que é necessário uma curva de aprendizado e que a maioria das pessoas querem apenas sentar na frente do computador e fazer suas atividades sem se preocupar detalhes do sistema, não vejo nada de errado com isso, cada um na sua!

Um abraço a todos os leitores de Byte Fácil

Um comentário:

rato disse...

concordo com voce. inclusive eu tbm uso o Ubuntu e gostaria muuito de ter um Mac.