19 de setembro de 2009

Netbook - Byte Fácil Explica


















Temos o PC de mesa ou desktop, o notebook ou laptop e agora a nova sensação da computação o Netbook ou UMPC ou EEPC, ou mini-notebook, etc...

O nome mais popular tem sido netbook, que são notebooks mais minituarizados, com telas menores, processadores menos potentes, mas que apresentam excelente portabilidade, menor tamanho, peso e ainda consomenm menos energia e assim possuem maior autonomia a duração da bateria. O nome netbook tenta indicar um mini-notebook voltado para aplicações que usam a internet (net), evitando o excesso de programas instalados no computador e assim deixando-o mais leve e ágil.

O notebook padrão apresenta modelos com telas de 12, 14, 17 polegadas enquanto os netbooks apresentam de forma geral opções com 7, 8,9 e 10,1 polegadas. Enquanto no desktop (PC de mesa) e no notebook temos como processadores mais comuns o core 2 duo, core quad, celeron e athlon X2, nos netbooks temos processadores especiais menos potentes e com gasto de energia mais inteligente como o Atom da Intel.
Os netbooks possuem geralmente de 512 a 1Gb de memória ram, HD que vai de míseros 4Gb até 160Gb (mais comuns atualmente), e todos os outros recursos como webcam, teclado, portas USB, porém geralmente sem drive de cd/dvd.

Enfim é um produto muito interessante para quem precisa das funções oferecidas por ele: mobilidade, duração de bateria.

Em breve mais notícias e dicas de compra para netbooks.

Um abraço

Nenhum comentário: