22 de novembro de 2008

Download de Músicas, Filmes - Programas P2P - É o Final dos Tempos?

O mundo mudou depois da internet, mesmo que os Estúdios e Gravadoras resistam o mundo mudou!
Quem nunca baixou uma música em MP3? Mesmo quem tem coleções de Cds muitas vezes faz download para conhecer um artista novo, para obter aquela música rara que não se encontra mais a venda ou simplesmente porque é mais fácil fazer o download do que procurar a música em uma coleção imensa de Cds! Mais recentemente se tornou uma realidade também o download de filmes comprimidos em Divx ou Xvid. E para os mais entusiastas a nova sensação é o download de filmes em alta definição ripados a partir de um Bluray, estes arquivos têm uma qualidade de imagem superior ao DVD e áudio digital DTS ou Dolbly Digital em 5.1 canais. Realmente o mundo mudou e não tem volta. Não estou discutindo aqui o conceito de pirataria ou mesmo defendendo o mesmo, não é disso que estou falando. As redes de troca de arquivo são uma realidade (P2P - person to person), morre um programa e nasce outro melhor. Um bom motivo para se comprar o Cd ou DVD era a qualidade superior às cópias ou então a sua consciência em evitar a pirataria. Nos dias atuais acreditar que a pirataria irá acabar pela consciência coletiva é como acreditar em Papai Noel! E este não é um problema do Brasil, a maioria das músicas e filmes ripados são provenientes de países desenvolvidos.

Acredito que a única solução viável será uma mudança do mercado em deixar de concentrar seus esforços na venda direta do produto e passar a oferecer serviços ao consumidor. Por exemplo ao invés de vender o Cd ou DVD seriam oferecidos serviços que possibilitariam o download em alta velocidade e alta qualidade para assinantes ou ainda serviços de assinatura em que pudéssemos ter nossa coleção de musicas online e acessar remotamente de qualquer lugar e através de MP3 players com conexão à internet sem fio, sem necessidade de download.

Estes comentários não são devaneios do autor, mas uma realidade já presente. A Apple já disponibiliza em seu site internacional conteúdo multimídia para assinantes ou para pagamento por download: músicas, filmes, seriados e alguns conteúdos já em alta definição!

Acredito que devemos proteger os direitos autorais, mas não podemos fechar os olhos para esta nova realidade de mercado. O mundo mudou e nós também temos que mudar, é inevitável!