21 de novembro de 2008

Como escolher um HD Externo - HD de 1 Terabyte - 10 Dicas para Escolher seu HD


A qualidade dos arquivos de multimídia está aumentando a cada dia: o MP3 de 64Kbps para 192 a 320Kbps, a foto de 3.2 MP para 10.1 MP, o filme em Divx de 700Mb para o rip de Bluray com 4 a 12 Gb. Mais qualidade é igual a mais espaço! O sonho é ter muito espaço para guardar tudo sem ter que deletar arquivos que deseja arquivar. Os Hds (disco rígido) estão cada vez maiores e mais baratos. Para adicionar mais espaço ao seu computador a maneira mais econômica é comprar um Hd interno e solicitar a um técnico sua instalação. Se você precisa de mais mobilidade uma boa solução é comprar um Hd externo e conectar via USB ao seu computador. Os Hds externos são mais caros e uma solução pode ser comprar um Hd interno comum e um Case (gaveta, suporte) para instalá-lo e montar seu Hd externo, um procedimento muito simples e que pode ser realizado por pessoas sem experiência com informática.
Os Hds externos hoje chegam a incrível marca de 1 Terabyte de espaço e novos lançamentos devem chegar até o final do ano com 2 Terabytes. Algumas dicas podem te ajudar na hora de comprar um Hd externo:
1- Prefira usar um Hd externo com sistema XP ou Vista (para Windows), pois estes reconhecem o Hd sem necessidade de instalação de drivers.

2-Seu computador deve ter porta USB 2.0, pois se utilizar as antigas portas USB 1.1 a velocidade de transmissão de dados é muito menor. Todos os Pcs atuais possuem portas USB 2.0, para pcs mais antigos não há como diferenciar uma porta USB 1.1 de 2.0 visualmente, só mesmo pelo manual da paca mãe ou programas de reconhecimento de Hardware como o Sandra.

3-Outras portas de conexão estão surgindo e possuem velocidade de transmissão maior:
  • FireWire 400: velocidade semelhante a USB 2.0

  • FireWire 800: velocidade 2x superior ao USB 2.0

  • E-Sata: velocidade quase 2x superior ao FireWire 800 e 3x superior ao USB 2.0

4-Observe que deve ter o mesmo tipo de porta no Hd e no PC que deseja conectar.

5-Se for montar seu Hd externo confira antes qual é o tamanho máximo de HD suportado.

7-De forma geral Hds grandes com 500Gb ou mais necessitam de fonte externa de energia não sendo alimentados somente pela fonte USB.

8- Escolha de preferência Hds com interface SATA II e com 7200 rpm, pois são mais rápidos. Também não esqueça de conferir se seu Case suporta este tipo de interface do Hd.

9-A maioria dos Hds externos já vêm formatados em FAT32, mais compatível com Sistemass Operacionais antigos, porém menos seguro e eficiente. Formate seu Hd em NTFS, simplesmente clique com o botão direito sobre ele e escolha "Format" depois escolha NTFS - Formatação rápida e dê Ok. Não se esqueça que ao formatar qualquer dado presente no disco será apagado.

10-Caso compre um Hd interno para montar, provavelmente ele virá sem formato e não será reconhecido pelo Windows ao ser conectado. Para formatar deveremos utilizar um programa gerenciador de disco e partições como o Partition Magic ou o próprio gerenciador de disco do Windows Vista, você verá um disco sem formato (Unallocated) é só formatá-lo em NTFS e pronto.

Veja abaixo a montagem de um Hd externo: