13 de setembro de 2008

FAT32 e Arquivos maiores de 4 Gb


Você comprou um HD (Hard disk) externo, está todo feliz e ao tentar transferir um filme de tamanho superior a 4Gb, recebe uma mensagem de erro que o seu HD está cheio, apesar de existir espaço suficiente para transferir o arquivo. O que está acontecendo? Existe Solução?
Bem inicialmente é preciso entender que ao comprarmos um HD interno ou externo devemos formatá-lo antes do uso, normalmente quem nos vendeu já fez este processo. Formatar o HD significa criar um sistema de armazenamento de arquivos que possa ser interpretado pelo sistema operacional que estamos usando. Temos por exemplo a formatação FAT32 e NTFS para o Windows, e para o sistema operacional Linux temos Ext3 e ReiserFS, por exemplo. No Windows o sistema padrão até o Windows 98 era o FAT32, a partir do Windows 2000 o sistema de arquivos NTFS passou a ser o padrão, significando mais rapidez na gravação de dados no HD, mais segurança e capacidade de armazenamento. O sistema FAT32 ainda é muito utilizado em HD externo porque é mais compatível com outros eletroeletrônicos como aparelhos de DVD ou CD player de carro com entrada USB. Uma limitação do FAT32 é que ele não suporta um arquivo único com mais de 4Gb de tamanho, você pode ter por exemplo uma pasta com vários filmes de 700MB ou 2Gb cada, em um total de 30GB, desde que não exista um arquivo com mais de 4Gb. Esta limitação até pouco tempo atrás era de pouca importância, afinal quem teria um arquivo único com mais de 4Gb? Mas os tempos mudam e atualmente quem já se acostumou a fazer download de filmes em alta definição (ver matéria anterior) sabe o problema que esta limitação pode representar, já que estes arquivos possuem tamanho que varia de 4,5Gb até 12 Gb.

A solução é simples: formatar o HD para o sistema de arquivos NTFS que suporta arquivos maiores de 4Gb, porém lembre-se que perderá a compatibilidade com vários DVD players de mesa ou o som do carro, apesar de atualmente aparelhos mais modernos que tocam estes filmes ripados em alta definição já apresentarem porta USB compatível com NTFS. Conecte o seu HD externo no computador (o processo pode ser feito com um HD interno previamente instalado), clique sobre o seu ícone com o botão direito e vá em formatar, em sistema de arquivos escolha NTFS e clique em iniciar, ao terminar o processo tente novamente transferir aquele arquivo maior que 4Gb para ver o resultado.



Se você tentar fazer o processo acima com um pen drive de alta capacidade (8Gb ou 16Gb) não conseguirá o mesmo resultado, mas existe solução. Em breve uma matéria de como formatar seu pen drive para NTFS. Um abraço!