9 de setembro de 2008

Aprenda a baixar arquivos Torrent

Você provavelmente já baixou algum arquivo na internet utilizando os chamados programas de compartilhamento ou P2P, como o Napster, Kazaa, Emule, Limewire, Morphreus, Shareaza. Estes programas utilizam sistemas muito parecidos de busca e compartilhamenton de arquivos, ao abrir o programa digitamos o que queremos em uma caixa de pesquisa e pronto, temos os resultados e é só clicar sobre o arquivo escolhido que o download é iniciado. E aquele arquivo de filme, seriado, discografia que não encontrou nestes sistemas tradicionais de compartilhamento, voce já ouviu falar do Torrent?

O torrent é o nome dado a um arquivo que contém informações sobre como, quando e onde os dados solicitados serão baixados. Por exemplo: um torrent do filme Matrix(Matrix.torrent), é um arquivo pequeno que contém informações sobre este filme, o seu tamanho total, onde deverá ser baixado, etc. Para ler essas informações deste arquivo torrent é necessário um programa chamado de cliente torrent (link para downloads no final do artigo), existem vários clientes, a minha preferência pessoal após testar vários é o utorrent. É aqui que várias pessoas desistem do torrent, pois no emule temos a facilidade de fazer a busca do arquivo no próprio programa, e aqui teremos que baixar o arquivo torrent em um site que hospede os torrents, e depois de salvo no computador dar um duplo clique para que o seu cliente torrent leia as informações do arquivo e inicie o download.

Parece bem complicado né? Eu já enfreitei este preconceito algumas vezes, usava o Kazaa e quando surgiu o emule relutei para aprender a utilizá-lo. Depois a mesma coisa com o torrent, já estava adaptado ao emule. Hoje posso dizer a vocês: não desistam, o torrent é uma forma de compartilhamento maravilhosa. Ao fazer o download de um torrent, você baixa o arquivo de vários usuários diferentes ao mesmo tempo e, depois que receber todos os pedaços, um programa remonta o arquivo em um só. Esse sistema de compartilhamento otimiza ao máximo o desempenho geral de rede, eliminado as filas de espera e aumentando a velocidade dos downloads.
Baixe o utorrent(link para downloads no final do artigo), instale o programa. Mantenha as configurações originais do programa, inclusive portas, etc. Na janela que se abre de configuração selecione a velocidade da sua internet e de ok. Defina onde seus arquivos deverão ser salvos no seu computador: vá em opcões - preferências - diretórios - marque Novos Downloads em, e Exibir diálogo ao adicionar torrent, escolha a pasta do seu computador para salvar os arquivos baixados, e deixe os demais ítens abaixo desmarcados, clique em Ok. Com o programa aberto vá no canto superior direito, clique na seta ao lado da caixa de busca e verá uma lista, são sites de busca de arquivos torrent, escolha mininova. Depois digite nesta caixa o que deseja procurar, por exemplo Amy Winehouse, será aberta uma janela do site mininova mostrando os resultados da pesquisa:

Clique sobre seeds, para mostrar os arquivos com mais fontes primeiro, clique sobre o primeiro arquivo, abrirá uma janela com informações sobre o torrent selecionado, clique em Dowload Torrent, escolha o local do seu computador para salvar.
Depois de salvo de um duplo clique sobre ele, o utorrent será aberto perguntado se você deseja mesmo fazer o download, aceite o download e ele será adicionado a sua lista de downloads no utorrent. Deixe o arquivo lá, não fique ansioso, e observe a velocidade do programa após algum tempo. Observe que no inferior da tela do torrent aparece um ícone, pode estar verde se tudo estiver bem, amarelo ou vermelho se tiver problemas. Mesmo assim o seu torrent deve funcionar mas em uma velocidade menor, provavelmente o problema deve estar nas suas configurações de portas, firewall ou uso de roteador (inclusive da sua operadora de internet), que iremos detalhar nos próximos artigos.
Este é apenas um tutorial de introdução para o utorrent, perceba que não alteramos as configurações, portas de conexão e outras características do programa, o objetivo inicial é que você conheça o conceito do torrent. Nos próximos artigos falaremos sobre configurações avançadas do torrent e melhora do seu desempenho.


Download Utorrent
(Windows ME, NT/2000, XP, 2003, and Vista)