7 de setembro de 2008

Quantidade máxima de memória RAM para o Windows Vista

Qual o limite máximo de memória que você pode colocar no seu windows vista ? Com o aumento na capacidade dos computadores e os preços em queda das memórias, não é difícil de encontrar no mercado computadores com 2, 3 e 4Gb de memória ram. E muitos se perguntam: poderia acrescentar mais memória? Leia a matéria completa e acabe com suas dúvidas.
Inicialmente temos de entender que a capacidade máxima de memória de sua máquina depende da associação de alguns fatores:

  • Sistema operacional utilizado. Se Windows Xp ou Vista, determinar se é de 32 ou 64bits.
  • Processador com capacidade de trabalhar em um sistema operacional de 64bits.
  • Placa mãe com chipset que suporte a capacidade de memória que deseja instalar(ver no manual da placa mãe)

Ficou um pouco confuso? Atualmente praticamente todos os usuários de Windows Xp ou Vista possuem a versão de 32bits, padrão no mercado. Esta versão de 32 bits suporta no máximo 4Gb de memória ram, não importando se sua placa mãe suporta mais, estas versões do Windows reconhecerão no máximo os 4Gb. Quando o Windows Vista foi lançado alguns usuários que instalaram 4Gb de memória ram reclamaram que o sistema reconhecia menos, geralmente 3,25Gb, você sabe o motivo?

O sistema mostrava a memória disponível para uso, já que parte do espaço reservado para memória ram é utilizado para endereçamento de periféricos, placa de vídeo, placa de rede, etc. Então na verdade, apesar da capacidade máxima de 4Gb, uma quantidade menor etá disponível para uso. Com o lançamento do primeiro service pack para o Windows Vista a Microsoft resolveu este problema ensinando o sistema a ler a memória total instalada e não mais a memória disponível. Mas na prática a questão é a mesma, se você tem 4Gb instalada no seu Windows Vista ou Windows Xp de 32bits, ao clicar em propriedades do sistema você verá os 4Gb reconhecidos(no windows vista após instalar o service pack 1), mas efetivamente ele não estará todo disponível, podemos ter uma redução de 512Mb a 1,5Gb, na memória disponível final dependendo do hardware de sua máquina.

Em um futuro próximo com o desenvolvimento de programas cada vez mais pesados e escritos para plataformas de 64bits, teremos um crescimento de máquinas com Windows Vista 64Bits instalado, com uma possibilidade teórica de suportar de 8Gb até 128 Gb de memória!
Aguardo ansioso este momento e você?