7 de novembro de 2008

Televisão 3D - Uma Realidade


A Philips reuniu em um mesmo aparelho duas tecnologias que futuramente deverão equipar as TVs de LCD: a altíssima resolução em 2160p e a exibição de imagens em 3D sem exigir o uso de óculos pelo espectador.

O televisor em questão é um protótipo com tela de LCD de 46 polegadas revelado pela empresa durante o evento Biz-Ex, em Hollywood.


No padrão de vídeo 2160p, também chamado de Quad Full HD ou simplesmente Quad HDTV, a resolução é de 3480 por 2160 pixels. Ou seja, capaz de exibir 8,29 milhões de pixels, quatro vezes mais informações do que é conseguido no padrão full HD (1920 por 1080 pixels ou 2,07 milhões de pixels).

Já a construção de imagens em 3D para a visualização sem aqueles manjados óculos especiais é feita por meio de um método autoestereoscóspico (não me pergunte o que é isso!), com uma tecnologia batizada de 3D WoW, da própria Philips.

A previsão é que os primeiros modelos da TV 2160p com imagens em 3D irão custar aproximadamente 25 mil dólares.

O público-alvo será o mercado corporativo, especialmente empresas que pretendam usar o aparelho em locais públicos para a exibição de material publicitário.


A proposta da imagem 3D não é de se criar um holograma como nos filmes de ficcção, mas de criar um efeito de profundidade jamais visto em Tvs planas.

Nenhum comentário: