21 de setembro de 2008

Desempenho no Windows Vista

Há muitas razões para que seu PC esteja demorando para iniciar, fique mais lento durante o dia ou leve séculos para desligar. Felizmente, o Windows Vista monitora a maior parte desse problemas e informa exatamente o que os está causando.

Segure a tecla Windows e pressione E para rodar o Windows Explorer. Clique em Propriedades do Sistema, selecione o Índice de Experiência Windows e clique em Ferramentas Avançadas. Se o Windows tiver detectado qualquer problema, eles estarão listados em Problemas de desempenho. Clique nos links para conhecer os detalhes – por exemplo, você pode descobrir que algum driver está deixando o processo mais lento. Procure um driver atualizado (sites como o Driveragent.com podem encontrá-los automaticamente por uma taxa anual) ou remova o dispositivo por algum tempo para acelerar as coisas.

Se o Windows não relatar qualquer problema, pode ser que algum de seus programas esteja comendo muita memória ou tempo de processamento. Para descobrir, pressione Ctrl, Shift da esquerda e Esc para rodar o Gerenciador de Tarefas. Selecione a aba Processos, depois clique em Exibir > Selecionar Colunas e veja se as opções Uso de CPU, Memória – Conjunto de Trabalho Particular, Identificadores, Objetos USER e Objetos GDI estão marcadas.
Agora, sempre que seu PC parecer lento, inicie o Gerenciador de Tarefas, clique na aba Processos e selecione Mostrar processos de todos os usuários. Clique nos cabeçalhos das colunas para classificar de acordo com um elemento como tempo de CPU, para que o processo mais ativo fique por cima. Você vê imediatamente o que está usando mais memória, tempo de processador ou recursos. Se houver algum aplicativo que não seja essencial, pense em desinstalá-lo ou atualizá-lo.
Bem esta é uma dica interessante para aprender a conhecer melhor o Windows Vista e como ele monitora o desempenho de seu computador. Um abraço!

Fonte: Revista do Windows Vista

3 comentários:

Marco Túlio disse...

Ronaldo..
Mostra pra Fernanda este site por favor...

http://www.nnc.icb.ufmg.br/epilepsia2008/

Obrigado..

Délio disse...

Ronaldão, parabéns, ótimas matérias. Estou curtindo o "raras músicas". Já baixei muitas. Délio

Marco Túlio disse...

Grande Ronaldo!
Muito boa a matéria ..

Abraço